top of page
Buscar
Foto do escritorGustavo Loiola

Ecoansiedade e a angústia climática das novas gerações

A ecoansiedade ou ansiedade climática é a sensação de angústia e preocupação constante com o futuro do meio ambiente devido às mudanças climáticas.


Para além de transtornos para o planeta (e até materiais, como observamos no Rio Grande do Sul por exemplo), as mudanças climáticas também podem causar perturbações psicológicas nas pessoas. A ecoansiedade é potencializada muitas vezes pela sensação de impotência e frustração que surge com a ação insuficiente dos governos e empresas, além da falta de consciência da própria sociedade.



Um estudo publicado de 2021 da revista The Lancet Planet Health, realizado com mais de 10 mil crianças e jovens (entre 16 e 25 anos) de dez países, incluindo o Brasil, mostrou que a preocupação com as alterações climáticas é algo comum nessa geração. Mais de 45% dos entrevistados disseram que os seus sentimentos sobre as alterações climáticas afetaram negativamente a sua vida diária, e são esses os futuros líderes e CEOs das empresas.



Aproveitando a onda do filme "Divertida Mente 2" trouxe algumas reflexões sobre como podemos utilizar emoções como ansiedade, nojo, raiva, medo e alegria para transformar a eco ansiedade em ações positivas nessa nova geração para o futuro das organizações.



  • Ansiedade

A geração "Alpha" enfrenta uma crescente ecoansiedade devido as mudanças climáticas e incertezas futuras, quase 90% das crianças e jovens se dizem preocupados com o futuro do planeta. As organizações devem oferecer suporte emocional e criar estratégias sustentáveis para transformar essa preocupação em ações inovadoras e positivas.


  • Raiva

A falta de ação diante da crise climática provoca descontentamento em alguns casos. 83% afirmaram que acham que as pessoas falharam em cuidar do planeta.

Empresas que canalizam esse descontentamento em ações concretas podem liderar movimentos de mudança e inovação, engajando seus futuros colaboradores na luta por um futuro melhor.


  • Medo 

O medo do futuro incerto devido às mudanças climáticas é real. 75% dos entrevistados relatam que pensar no futuro é assustador! Entender e enfrentar esse medo permite que empresas planejem e implementem ações que garantam um ambiente seguro e sustentável para as próximas gerações.


  • Alegria

A transformação da ecoansiedade em ações positivas traz esperança. Discutir a saúde mental no ambiente de trabalho é algo essencial para promover uma transição ESG inclusiva e acolhedora. Empresas que promovem iniciativas sustentáveis e colaborativas podem criar um futuro promissor e inspirador para todos.



É fundamental que gestores e empresas se adaptem para acolher esses sentimentos, e transformar em algo positivo, algo que promova um ambiente de trabalho produtivo e sustentável.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page