top of page
Buscar
  • Foto do escritorGustavo Loiola

Colabore ou pereça - Uma análise do Relatório de Riscos Globais 2024

No Brasil ainda estamos no verão, com os motores aquecendo no inicio do ano, e tendo a dizer que o Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial não é uma leitura de praia típica. Porém é um documento importante para começar o ano e trazer reflexões essenciais para a construção de estratégias empresariais que estão olhando para o futuro. Lançado na semana passada o Relatório traz uma análise séria do estado precário de nosso planeta, prevendo um cenário definido por reviravoltas climáticas, turbulências econômicas e tensões geopolíticas latentes. No entanto, como eu disse anteriormente, para líderes empresariais, é também um roteiro. Acredito que esse documento é um dos que mais uso em sala de aula durante o ano, e aproveitei para indicar abaixo alguns insights que considero importante ficar de olho:


  • Esteja preparado para Eventos Climáticos Extremos


As notícias estão ai todos os dias. O aumento do nível do mar, ondas de calor intensas e padrões meteorológicos imprevisíveis não são mais ansiedades distantes. Eles estão perturbando as cadeias de suprimento, danificando a infraestrutura e deslocando comunidades. Empresas em regiões expostas precisam fortalecer suas operações, construir resiliência climática e se adaptar às condições de mercado em evolução. O foco deve ser em pensar em cadeias de suprimento ágeis, opções de trabalho remoto e planos de preparação para desastres, tudo isso minimizando sua pegada ambiental e impactos climáticos.


  • Navegue pelo "campo minado" Econômico


O mundo ainda não se recuperou pós COVID19. O crescimento estagnado, a inflação em alta e a crescente desigualdade estão criando um cenário econômico cada vez mais volátil. As empresas precisam se adaptar e inovar para se manterem vivas. Isso pode significar diversificar as fontes de receita, investir em automação e promover o bem-estar dos funcionários focando na saúde mental, para reter talentos em um mercado competitivo. Para a sociedade, o custo humano será imenso, exigindo ação coletiva em redes de segurança social e redistribuição de riqueza.


  • A Inovação continua no foco 


Avanços tecnológicos podem mitigar as mudanças climáticas, melhorar a eficiência dos recursos e capacitar comunidades vulneráveis. De soluções de energia renovável à agricultura de precisão, há abundância de oportunidades para as empresas liderarem o caminho rumo a um futuro sustentável. Isso não apenas está alinhado com valores orientados por propósitos, mas também abre portas para mercados verdes lucrativos. Ou seja, inovação + sustentabilidade segue sendo uma dupla essencial dentro do contexto empresarial. 


Colabore ou Pereça


Eu coloquei no título esse tópico pois acredito que COLABORAÇÃO é a palavra chave de tudo isso. E hoje essa não é a realidade... nos últimos anos temos vivido o oposto em muitos casos. Neste mundo interconectado, soluções nacionais simplesmente não são suficientes. Precisamos de cooperação global em relação às mudanças climáticas, preparação para pandemias e segurança cibernética. Os líderes empresariais podem superar divisões políticas ao buscar parcerias além das suas fronteiras, advogar por regulamentações internacionais e promover o desenvolvimento responsável da tecnologia. Para a sociedade, fomentar um senso de cidadania global e responsabilidade compartilhada é fundamental para enfrentar esses desafios interligados.



TOP 10 Riscos listados no documento de 2024


Apesar do que pode parecer um tom alarmante, o Relatório de Riscos Globais de 2024 é um chamado à ação. É uma constante dos últimos anos nos diferentes espaços de troca, a necessidade de mudar o olhar da maximização de lucros a curto prazo (e a qualquer custo) para a sustentabilidade de longo prazo e o bem-estar da sociedade. Ao abraçar a inovação, priorizar a resiliência e promover a cooperação global, podemos navegar e enfrentar esses potenciais riscos para construir um futuro onde as empresas , sociedade e planeta prospere. Afinal um planeta estável e próspero é bom tanto para os negócios quanto para a sociedade. 

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page